BLOG

eSocial | Financeiro | Folha de pagamento | RH

Como reduzir os custos de sua empresa com a gestão de RH

Com a crise econômica que o Brasil enfrenta e as expectativas do mercado para PIB e inflação de 2015 e 2016 nada boas, o melhor que as empresas podem fazer é se prevenir. Para isso, nada melhor do que reduzir custos e evitar que o pior aconteça.

O momento atual e a previsão para o ano seguinte se tornaram um desafio no qual cada um deve encontrar possibilidades e oportunidades de negócios.

Oportunidades em meio à crise

Diante desse cenário, o melhor a se fazer é reduzir os custos da empresa para evitar demissões, fechamento de áreas, entre outros problemas. Uma das opções para evitar gastos excessivos é ficar atento à folha de pagamento.

O que poucos sabem é que grande parte da arrecadação de uma empresa é gasta com a folha de pagamento. Ao reduzir seu custo, a lucratividade e a produtividade da empresa aumentam, gerando melhores resultados.

O processamento de folha tem algumas características especificas, a carga de trabalho é concentrada em alguns dias do mês, por exemplo. Isso pode fazer com que a empresa precise designar várias pessoas para a tarefa, mas elas acabam ficando ociosas em determinados períodos do mês. “O custo não é só do salário. Você tem custo da mesa, da água, de todo o espaço utilizado por esse funcionário”, comenta Arnaldo Cosin, CEO da CServices. “Há os custos contratuais do funcionário, o custo do gestor do cargo que tem de acompanhar e ainda o custo dos erros que esses funcionários podem cometer, das multas ou dos pagamentos errados que foram feitos”, completa.

Terceirização da folha de pagamento

Independentemente de estar passando por um momento de crise, cortar despesas costuma ser uma motivação frequente. Quando o assunto é redução de custos na folha de pagamento, a terceirização pode trazer uma série de vantagens.

“A economia com a terceirização está no serviço prestado e nas despesas extras geradas por erros”, explica Arnaldo. Terceirizando a folha, é possível reduzir erros trabalhistas, fiscais e de turnover.

Além de evitar gastos extras, quando a equipe de recursos humanos deixa de passar o tempo processando folha para pensar em outras funções mais estratégicas, os resultados são melhores, acarretando o crescimento da empresa. “A partir do momento que você terceiriza, se ocorrer algum erro, este é responsabilidade da empresa terceirizada”, comenta o CEO.
 
Está com dúvidas e precisa de mais informações sobre a terceirização da folha de pagamento? Entre em contato com a CServices.

Publicado em: 21/01/2016