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Infância ou maturidade. Em que fase sua empresa está?

Uma empresa passa pelas mesmas fases da vida do empreendedor até chegar ao ponto de maturidade. Após seu nascimento, vêm a infância, a adolescência e a idade adulta. Cada fase tem sua peculiaridade e cada negócio, sua dinâmica própria. Mas ficar atento a cada momento da empresa e tomar as atitudes na hora certa reduz a possibilidade de escapar de algo que as pessoas não conseguem: a morte. A consultoria Cosin, em um trabalho realizado com a Endeavor Brasil, analisou as competências de 54 empresas parceiras da entidade em sete setores diferentes: planejamento, governança, finanças, TI, gestão de pessoas, operações e logística, marketing e vendas. O diagnóstico cobriu os segmentos de varejo, serviços, tecnologia e indústria. Em geral, elas apresentaram os três níveis de maturidade até chegar ao sucesso. “É uma leitura que fizemos das empresas que deram certo para mostrarmos o caminho realizado para obter o êxito empresarial. Nem todas as fases aconteceram em momentos diferentes, mas os empreendedores passaram por essas etapas”, explica Alessandro Cosin, sócio da consultoria Cosin. Veja a seguir o que é preciso fazer em cada uma das três fases da empresa:

Infância

É a época de desenvolver a competência comercial da empresa. Para a estreia no mercado, o empreendedor precisa ter uma visão clara do produto, do segmento, dos concorrentes e dos preços praticados, além de definir o modelo de negócio.

Características
A competência comercial se destacou em praticamente todas as pesquisadas que se encontravam na fase inicial, quando as vendas do que foi idealizado pelo empreendedor começam a aparecer. Empresas do setor de serviços são as que mais se destacam nesta competência.

Dica
É preciso ter foco, sabendo o que vai vender e para quem será vendido. É importante saber gerir as ações comerciais, com controle sobre os contratos e ações que estão abertas.

Adolescência

Tempo de construir uma visão a longo prazo. Depois de se estabelecer no mercado, o empreendedor precisa fazer um planejamento estratégico maior, abordando suas fraquezas, seus diferenciais em relação aos concorrentes e definindo seus planos de ajuste e metas para os anos seguintes.

Características
A pesquisa revelou que um bom plano não é o suficiente, mas o que é fundamental é desdobrar o planejamento em metas operacionais e definir modelos eficientes de acompanhamento dos objetivos estabelecidos. Empresas de tecnologia são as mais fortes nesse quesito, enquanto as de serviços têm o menor grau de desenvolvimento.

Dica
Neste momento é hora de separar a conta pessoal da financeira da empresa. Outra preocupação nesse período deve ser a governança e o controle financeiro do negócio — e também da entrada de novos sócios, se desejada ou necessária.

Idade adulta

Momento de se preparar para segurar o ritmo de crescimento e ampliar os negócios, definindo o modelo organizacional, o processo de recrutamento, o plano de carreira e a remuneração e os benefícios.

Características
As empresas do segmento de indústria já possuíam maior maturidade para lidar com a questão, mas os empreendimentos de serviços ainda precisavam investir mais no capital humano.

Dica
Empreendimentos com 30 ou mais funcionários precisam criar políticas mínimas de recursos humanos, como planos de carreira e programa de bonificações, para conseguir conquistar e reter talentos essenciais ao desenvolvimento da companhia.

 

Publicado em: 30/09/2015