BLOG

eSocial | Financeiro | Folha de pagamento | RH

Pesquisa demonstra o impacto positivo de políticas estratégicas de RH para os negócios

Uma pesquisa feita em diversos países, incluindo o Brasil, e citada em artigo da Harvard Bussiness Review Brasil, observou as vantagens competitivas de empresas que investem em políticas estratégicas de RH. O estudo, realizado pelo Top Employers Institute, em parceria com o HR Certification Institute, relacionou diretamente boas práticas de Recursos Humanos com resultados positivos no desempenho dos negócios.
 
Para obter os resultados, foram consultadas 53 empresas que atuam na Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda Itália e Reino Unido. Levou-se em consideração o desempenho dessas companhias em nove diferentes bolsas de valores durante cinco anos.
 
Essas companhias foram divididas em dois grupos. Um deles era composto por empresas com políticas de RH bem definidas. O outro, por negócios que enxergavam a área de Recursos Humanas como uma mera “centralizadora de custos”. Os resultados observados foram os seguintes:
 
-  As ações das empresas com práticas RH estratégico tiveram desempenho 51% acima dos índices das bolsas valores em que atuam.
 
- As receitas das companhias com políticas de RH bem definidas foram, em média, 14% superiores às das concorrentes no seu segmento de atuação.
 
- O investimento em iniciativas voltadas à valorização dos funcionários teve impacto positivo na percepção da marca. Em redes sociais de avaliações anônimas de funcionários, como o Glassdoor, as empresas que investiram em RH estratégico apresentaram resultados superiores.
 
Como implementar o RH estratégico em sua empresa
 
Uma das opções para economizar e conseguir implementar um plano estratégico de forma eficiente é a terceirização de processos de negócios, como a folha de pagamento. Ao deixar para outros o trabalho de rotina, os profissionais de RH podem se dedicar a desenvolver novas competências na área, para garantir o futuro da organização
 
Cada companhia precisa analisar o cenário e entender os desejos e comportamentos de sua força de trabalho. Assim, pode descobrir o que está faltando para transformar a área de recursos humanos em um departamento de fato estratégico.
 
Se sua empresa precisa de ajuda para melhorar seu RH e torná-lo mais estratégico, conheça as soluções da gestão de Recursos Humanos e de Folha de Pagamento da CServices.

Publicado em: 16/11/2016