BLOG

eSocial | Financeiro | Folha de pagamento | RH

Por que as empresas têm dificuldade em tornar o RH mais estratégico?

Grande parte dos profissionais de recursos humanos sabe a importância de ter um papel estratégico. Uma equipe que vá além das tarefas burocráticas — e que esteja preocupada em planejar carreiras, treinamentos, seleção e toda a gestão — é o que vai garantir o sucesso da empresa. Mesmo assim, são poucos os que adotam uma postura proativa na hora de implementar os planos de RH. Por que isso acontece?

Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos com mais de 1 mil profissionais e publicada no Valor Econômico, 85% dos gestores de RH consideram que a estratégia da área agrega valor para a empresa. Porém, 72% dizem exercer sua ação estratégica de forma mais reativa do que ativa.

Um dos motivos para esse resultado está na falta de apoio da companhia. Apenas 18% dos profissionais de RH pesquisados dizem receber apoio total dos executivos da organização para atuar de forma estratégica. Na opinião dos funcionários, é preciso de mais recursos financeiros, tecnológicos e mais profissionais na equipe para que a mudança ocorra na prática.

E não são apenas os profissionais de RH que acham que a área recebe pouco apoio. Apenas 13% dos gestores de outras áreas entrevistados acham que o RH recebe todo o apoio necessário.

Terceirizar abre caminho para um novo RH

Uma das opções para economizar e conseguir implementar um plano estratégico de forma eficiente é a terceirização da folha de pagamento. Ao deixar para outros o trabalho de rotina, os profissionais de RH podem se dedicar a desenvolver novas competências na área, para garantir o futuro da organização

Cada companhia precisa analisar o cenário e entender os desejos e comportamentos de sua força de trabalho. Assim, pode descobrir o que está faltando para transformar a área de recursos humanos em um departamento de fato estratégico.

E em sua empresa? Como anda o poder estratégico de RH? Deixe seus comentários e sugestões em nossa página no LinkedIn.

•    Saiba mais sobre as ofertas de terceirização de folha de pagamento da CServices.

Publicado em: 10/03/2016