BLOG

eSocial | Financeiro | Folha de pagamento | RH

Terceirização da folha é oportunidade para dar novas funções estratégicas aos funcionários de RH

Terceirizar a folha de pagamento é uma decisão muito importante dentro das empresas. Os benefícios vão além da transferência do trabalho burocrático para uma empresa especializada no assunto, capaz de garantir a confiabilidade do processo. 

Com a terceirização da folha de pagamento, surge a oportunidade de mover os funcionários do RH que antes cuidavam da folha para funções estratégicas para o negócio. “Você finalmente pode deslocar pessoas da área de Recursos Humanos para as atividades que elas deveriam estar fazendo, mas não faziam porque o processamento de folha tomava muito tempo”, explica Ana Luiza Herklotz, da CServices. Segundo ela, os departamentos de RH não devem dar prioridade aos trâmites burocráticos da folha de pagamento em detrimento de sua missão principal: a gestão de pessoas, gerando valor para o negócio.

Para Ana Luiza, o momento da terceirização é uma oportunidade para que a empresa avalie sua equipe e veja como cada um pode ser útil no novo cenário. “O segredo é pensar no perfil técnico e comportamental do funcionário, nas atividades que ele executa atualmente e onde suas habilidades podem se encaixar na empresa no momento e no longo prazo. É unânime que as empresas não gostam de perder talentos, onde quer que eles estejam”, explica.

“De forma geral, quando o profissional sai do setor de folha de pagamento com uma base sólida em questões tributárias, trabalhistas e legislativas, ele pode agregar um valor incrível ao RH estratégico”, aponta Ana Luiza.  Veja abaixo:

Relações trabalhistas e sindicais – Funcionários com experiência no processamento de folha podem trazer consigo muitos conhecimentos de tributação e de riscos trabalhistas, o que lhes dá uma grande capacidade de análise de cenários. “Esses profissionais têm um perfil mais de exatas. Apesar de tratar assuntos relacionados ao Direito, essa área requer um conhecimento numérico, baseado em indicadores”, explica Ana Luiza. 

Gestão de benefícios – Após a terceirização, profissionais que lançavam na folha de pagamento os benefícios, como o vale-transporte, podem passar a fazer gestão estratégica desses recursos junto aos provedores. Esses funcionários podem auxiliar na revisão do pacote de benefícios que é oferecido dentro da empresa, por exemplo, porque já têm familiaridade com o assunto. Também costumam ter perfil para realizar estimativas e análises de custos. 

Política de remuneração - As pessoas que cuidam da folha de pagamento costumam ter uma capacidade numérica forte, em geral superior àqueles que se dedicam à gestão de performance. “Como esses profissionais têm noção do total da folha de pagamento, eles sabem estimar o impacto que uma contratação ou um aumento salarial têm no orçamento de uma empresa”, explica Ana Luiza. 

Sua empresa está analisando a possibilidade de terceirização da folha de pagamentos e os impactos que trará no dia a dia dos negócios? Entre em contato com a CServices e conheça nossas soluções. 

Publicado em: 25/05/2016