BLOG

eSocial | Financeiro | Folha de pagamento | RH

Terceirização de folha de pagamento pode ajudar a evitar processos trabalhistas

Com a crise econômica que afeta o Brasil, muitas empresas se veem em dificuldades financeiras e são obrigadas a demitir funcionários para prosseguir com suas atividades. Isso faz com que os índices de desemprego disparem – em abril já havia mais de 11 milhões de brasileiros sem emprego. As sucessivas elevações das taxas de desocupação também têm como efeito o avanço do número de processos na Justiça do Trabalho. Em 2015, foi observado o maior aumento percentual de processos trabalhistas dos últimos 20 anos.
 
Nesse cenário, o que as empresas podem fazer para evitar passivos trabalhistas que comprometam ainda mais suas finanças? Para Diego Rocha, da CServices, a prevenção é a maior aliada para evitar esse problema. Em muitos casos, os processos trabalhistas são fruto de equívocos involuntários dentro das empresas, por desconhecimento das especificidades do sistema tributário e trabalhista. “Não é comum haver nos departamentos de RH funcionários com amplo conhecimento dessas questões. Mas é esperado que o RH esteja respaldado. Isso só é possível se houver o braço de um especialista ou de uma empresa terceirizada”, analisa Diego Rocha.
 
Como exemplo, ele cita uma situação em que foi prestar auxílio a uma empresa cliente da CServices durante fiscalização do Ministério Público. “Quando chegamos ao local, a equipe de RH estava com dúvidas e auxiliamos quando o fiscal pedia um documento específico. Dessa forma demos suporte ao cliente e apresentamos todos os documentos exigidos”, recorda-se. “Começamos a conversar dentro da linguagem do fiscal e tudo ficou mais claro. Esse é um diferencial da CServices. Não é comum que as empresas terceirizadas disponibilizem um funcionário experiente para auxiliar em casos assim. ”
 
São também comuns casos em que erros simples ocorridos no processamento de folha de pagamento pelas empresas que fazem o serviço internamente acabam por resultar em processos trabalhistas futuros. “Quando migramos empresas para a CServices, é habitual encontrar divergências de informações calculadas em conflito com a legislação. ”
 
Diego informa que em rescisões, por exemplo, há verbas que são tributadas de diferentes maneiras, mas há empresas que fazem os cálculos sem ter todas as informações necessárias. “Por isso, quando recebemos um cliente novo, sempre apontamos os erros que eram cometidos em relação à legislação, de modo a deixá-los em conformidade”, diz.
 
A importância do suporte especializado
 
Na opinião de Murilo Telles, da CServices, o atual momento da economia gera uma apreensão generalizada dentro das empresas, mas o suporte de terceirizadas especializadas pode garantir a tranquilidade nesse cenário. “Se um negócio conta com apoio em questões de encargos trabalhistas, ponto, férias e remuneração dos funcionários, não há motivo para sofrer nenhum processo trabalhista. Ainda que o processo ocorra, há o auxílio de especialistas para comprovar que tudo está em conformidade com a lei”, esclarece.
 
Diego reforça a importância da prevenção como forma de evitar passivos trabalhistas. “Às vezes, pelo RH das empresas já passaram dezenas de funcionários ao longo dos anos e, se há uma auditoria, ninguém faz ideia de onde estão determinados documentos. A empresa terceirizada, por outro lado, pode dar respaldo em relação a isso”, explica. “A orientação da terceirizada é fundamental para se resguardar de processos. Sempre reforçamos a importância da orientação, mas, se houver algum problema, estamos sempre presentes para dar todo o suporte necessário. ”
 
Sua empresa tem enfrentado problemas com processos trabalhistas ou sente que pode haver falhas no processo de folha de pagamentos? Entre em contato com a CServices e conheça nossas soluções.

Publicado em: 22/06/2016