BLOG

eSocial | Financeiro | Folha de pagamento | RH

Terceirização permite que startups se dediquem aos seus objetivos principais

As startups enfrentam um mercado extremamente competitivo – e cheio de desafios. São empresas baseadas em ideias inovadoras e que, na maioria das vezes, contam inicialmente com recursos limitados. Costumam ser geridas por líderes jovens cheios de ambição e planos, mas que muitas vezes carecem de experiência prática das questões burocráticas que envolvem a administração empresarial. Por isso, a possibilidade de uma startup ser bem-sucedida aumenta de acordo com sua capacidade de focar em suas atividades produtivas e evitar despesas desnecessárias – deixando para especialistas as tarefas nas quais os sócios e diretores não têm experiência.
 
A terceirização de determinados setores é uma maneira efetiva de reduzir custos e permitir que a empresa se dedique exclusivamente ao desenvolvimento de seus produtos e serviços principais.
 
Uma startup empenhada no desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, deve concentrar seus esforços criativos em sua atividade-fim. Atividades como limpeza, contabilidade e funções administrativas são apenas viabilizadores do negócio e não devem consumir tempo da equipe inicial. Por serem especializadas, as empresas terceirizadas têm amplo conhecimento em sua área de atuação.
 
Uma área de importância crítica para as empresas, devido à complexidade da legislação brasileira, é o processamento de folha de pagamento. Um pequeno deslize na contratação, demissão ou pagamento salarial de um funcionário pode motivar um processo trabalhista capaz de abalar a saúde financeira do negócio, principalmente no início. Contratar profissionais com a expertise necessária para entender em detalhes a legislação trabalhista é uma despesa alta e nem sempre compensadora.
 
Uma empresa especializada no processamento de folha de pagamento oferece a garantia de que todas as normas estão sendo cumpridas, nos prazos estipulados e com dados corretos. A terceirizada realiza todos os compromissos, dando tranquilidade à empresa contratante. Com essa preocupação a menos, as startups encontram as condições ideais de se dedicar exclusivamente a suas vocações. Para o empreendedor, sobrará mais tempo para se dedicar ao que realmente interessa quando o assunto é recursos humanos: recrutar e desenvolver talentos que ajudem a tirar a empresa do papel e fazê-la acontecer no mercado.
 
Sua empresa está analisando a possibilidade de terceirização da folha de pagamentos e os impactos que trará no dia a dia dos negócios? Entre em contato com a CServices e conheça nossas soluções.

Publicado em: 27/09/2016